Bolsa Família Bloqueado: Confira os Prazos e Processo de Regularização
O novo calendário de pagamento do Bolsa Família, iniciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), levantou questões sobre os bloqueios que afetaram mais de 1 milhão de famílias.
Desde abril, o governo determinou bloqueios para cadastros individuais com dados inconsistentes nas bases governamentais, devido a suspeitas de fraude e recebimento irregular.
Famílias individuais receberam valores no Caixa Tem, mas foram convocadas para esclarecimentos e atualização presencial no Cadastro Único. Para evitar futuras fraudes, o recadastramento online não foi liberado, tornando necessária a atualização pessoal.
Após a atualização, os valores bloqueados em conta serão retroativamente pagos aos que comprovarem direito ao benefício, segundo o MDS.
O tempo para desbloqueio após atualização gera questionamentos.
Prazos e Processo de Desbloqueio do Bolsa Família
- Beneficiários unipessoais que vivem sozinhos e tiveram bloqueios devem procurar um CRAS ou o setor do Cadastro Único para atualização. Documentos e termo atestando a situação são exigidos.
- Governo federal estabeleceu prazo de 60 dias para atualização do Cadastro Único.
Ministro do MDS, Wellington Dias, reforçou que famílias atualizadas e dentro dos critérios voltarão a receber o Bolsa Família.
Bloqueio no Caixa Tem e Soluções
- Mensagem “Bolsa Família Bloqueado – referência (08/2023)” no Caixa Tem levanta preocupações.
- Motivos para bloqueio no Caixa Tem: valor bloqueado até data de saque; bloqueio após saque; inconsistência no cadastro.
- Consultar mais de um aplicativo que mostra status do Bolsa Família é recomendado para confirmar bloqueio.
- Famílias com cadastro atualizado e informações em dia conseguem consultar parcela liberada no app Bolsa Família e Portal Cidadão.
Bolsa Família bloqueado – 2024
Mensagem do Bolsa Família - Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 15 de setembro o e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações ligue 121. Motivo - AVE UNIPESSOAL COD. P3 -82.
Segundo o governo, a família que está em averiguação unipessoal (ave unipessoal) recebe a mensagem de aviso no extrato de pagamento, que pode ser consultado no aplicativo do Bolsa Família, no Caixa Tem ou no Portal Cidadão.
A partir do aviso, a família terá um prazo para atualizar os dados e, após o processamento, ter o pagamento desbloqueado. Caso não cumpra com o prazo estabelecido, o beneficiário será notificado do cancelamento do benefício.
“Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal: Você precisa atualizar as informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e faça a atualização para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Certifique-se de incluir corretamente no seu cadastro todas as pessoas que residem com você. Para mais informações, entre em contato com o Disque Social 121. Motivo: Ave Unipessoal COD. P5 – 13”
O que significa Bolsa Família bloqueado – referência 06/2023?
Mensagem pode indicar que o dinheiro está na conta e será liberado conforme calendário; que o pagamento foi bloqueado após o saque do dinheiro; ou que existe alguma inconsistência no cadastro.
Ave unipessoal cod p5 40 o que significa?
Mensagem pode indicar que você precisa atualizar as informações do seu cadastro. Caso a pessoa realmente more sozinho, é necessário procurar o Cadastro Único da sua cidade e fazer a atualização para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família.
Ave unipessoal cod p3 81
Esta mensagem se trata de uma averiguação das informações do beneficiário que está cadastrado como unipessoal, ou seja, que mora sozinho mas recebe o benefício. Esta mensagem dura alguns dias devido ao processo de reformulação do benefício, durante a revisão cadastral. Isso não significa que o beneficiário deixará de receber o benefício.
ave unipessoal cod p5 40, o que significa?
Trata-se de uma mensagem automática de averiguação das das informações cadastrais do beneficiário unipessoal. Esta mensagem pode durar alguns dias devido mas não significa que o beneficiário deixará de receber o benefício. É importante manter as informações atualizadas no CadUnico e no CRAS.
ave unipessoal cod p4 23, motivo e o que significa?
Esta é uma mensagem automática de averiguação das informações cadastrais do beneficiário unipessoal. A mensagem pode durar alguns dias, mas isso não significa que você deixará de receber o benefício. É essencial manter suas informações atualizadas no CadÚnico e no CRAS.
Sua atenção é necessária para verificar as informações do seu cadastro. Caso você more sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade para atualizar seu cadastro e evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Certifique-se de informar corretamente todas as pessoas que moram com você. Para mais informações, entre em contato com o Disque Social 121.
Código p3 95 bolsa família, o que significa?
O código “5-P3” é uma notificação enviada aos beneficiários do Bolsa Família do grupo 3 da revisão cadastral em 2024, indicando a necessidade de atualização dos dados para continuar recebendo o auxílio.
Se você mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade para atualizar seu cadastro e evitar o bloqueio do benefício. Informe corretamente todas as pessoas que residem com você. Para mais informações, entre em contato com o Disque Social 121.
Esta mensagem automática de averiguação das informações cadastrais pode durar alguns dias, mas isso não significa que você deixará de receber o benefício. Mantenha suas informações atualizadas no CadÚnico e no CRAS.
Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?
Normalmente, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. Porém, caso ocorra o cancelamento pode levar até três meses para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.
O bloqueio e desbloqueio do Bolsa Família dependem de atualização precisa do cadastro. Regularizações costumam levar cerca de 30 dias após resolução das questões. Em caso de cancelamento, a normalização pode demorar até três meses. Manter-se informado e contatar canais oficiais é essencial para obter informações precisas sobre o benefício.
Fonte: Acheconcursos